Limpando a casa.

Imagine você na sua casa!
Agora imagine que a sua casa esteja super bagunçada, cada cômodo com a sua bagunça, porém você está muito cansado para arrumá-la e apenas se deita no sofá e liga a TV.
A sua casa está bagunçada, mas o fato de só estar você em casa isso não lhe incomoda, porque ninguém lá fora sabe como a casa estar por dentro, e enquanto as pessoas lá foram não verem a bagunça que há dentro está tudo tranquilo.
Porém a campanhia toca e você não espera visita. Agora essa bagunça pode se tornar um problema, enquanto você está pensando na bagunça a pessoa que está batendo na porta chama o seu nome, parece que ele sabe que você está em casa.
Então você pergunta: Quem é?
E a resposta lhe surpreende!
Porque uma voz sublime diz: Sou Eu, Jesus. Você me deixaria entrar?
Um silêncio invade a sala, você esperava qualquer pessoa menos Jesus nesse momento. Então você lembra da bagunça e percebe que não pode receber alguém tão importante em uma casa tão bagunçada.
E logo começa a pensar em como pode arrumar a casa rápido para que possa receber Jesus. Porém uma faxina levaria muito tempo e enquanto isso Jesus está lá fora esperando você abrir a porta.
Então, Eis que uma ideia surge! Você fecha todas as portas de todos os cômodos, tudo bem que a casa não ficaria limpa, mas Jesus não veria a bagunça porque as portas estariam fechadas.
E você corre rapidamente fechando todas as portas e a única coisa que você arruma é a sala, porque é lá que as visitas ficam. Então você arruma as almofadas, tira o lixo do móvel e deixa tudo arrumadinho na sala e corre para abrir a porta.
Maravilha! Tudo certo, Jesus está entrando na sua casa e ela está toda arrumadinha, pelo menos aparentemente. Parece uma história sem sentido, mas existe um versículo para explicar isso tudo.
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap‬ ‭3:20‬ ‭NVI‬‬).

Embora seja um versículo muito utilizado em cultos evangelísticos, evangelismos e cruzadas, este carta foi escrita para uma igreja que ficava na cidade de laodiceia. Isso mesmo! Parece estranho, mas Jesus estava falando isso para pessoas crentes, que embora houvessem nascido de novo, mas não haviam permitido Cristo transformar áreas de suas vidas que estavam erradas, eles sabiam, mas não queriam mudar.

O Espírito Santo quer nos ajudar a cada dia andarmos como uma nova criatura, como alguém que teve um encontro com Cristo e não conseguiu mais ser o mesmo.
Nesse processo que a Bíblia chama de renovação da mente, nós precisamos cooperar com o Espírito Santo para que através da Palavra de Deus, áreas da nossa vida que foram danificadas pelo pecado comecem a ser restauradas e transformadas.
Embora a Bíblia diz que Aquele que começou a boa obra há de terminá-la, é necessário que haja antes um esforço nosso para que Deus opere em nós a transformação que Ele deseja.
Mas, voltando a história. Antes de Cristo entrar em nossas vidas, ela estava toda bagunçada e cada cômodo dessa história é uma área da nossa vida que foi danificada pelo pecado e estava a maior bagunça.
E o problema todinho é que o fato de ignorarmos essas áreas que precisam de mudança não vai fazer-las desaparecerem. Embora a porta esteja fechada, lá dentro ainda há uma bagunça. E muita gente pensa em primeiro arrumar a casa pra depois Jesus entrar e não entende que o propósito dEle entrar na casa foi pra justamente fazer uma limpeza que sozinho nunca conseguiríamos e somente Ele é quem pode fazer.
Mas acontece que muita gente está se limitando a somente a companhia de Jesus na sala. E eu comparo esse cômodo com áreas em nossas vidas que foram afetadas pela bebida, prostituição, drogas, farras, pecados bem explícitos que todos vêem facilmente em nós e que são os primeiros que abandonamos.
Porém Jesus não veio pra visitar, Ele veio morar! E quem vem morar não fica só na sala, Ele vai ter que entrar nos outros cômodos, Ele vai querer limpar cada um desses cômodos.
Toda a sujeira que há debaixo do tapete, embaixo da cama, lixos guardados dentro de caixas que você não tem coragem de jogar fora, toda a sujeira do banheiro, os cantinhos das paredes.
Ahh! São muitas partes que só quem faz limpeza em casa sabe como elas ficam escondidas, estas partes eu costumo relacionar com as áreas de nossas vidas que estão erradas, mas que ninguém sabe e nem ver, porque praticamos quando estamos sozinhos, quando não há ninguém em casa ou nos olhando.
São os históricos da internet com a lista de todos os sites visitados, o histórico de conversa do Whataapp com a lista de todas as conversas, fotos e vídeos que você tem visto. São os momentos a sós com o namorado ou na frente de um computador. São as pessoas que você não gosta, mas que finge que está tudo bem entre vocês, são também as pessoas que você diz que perdoou, mas lá dentro ainda há coisas contra ela, são as mentiras quando ninguém da igreja está por perto, ou os olhares para mulheres com desejos impróprios, a lista é grande e não teria como fazê-la.
Não importa o formato do pecado, é algo que ocorre, mas a pessoa ignora e finge que não existe, porque o fato de ninguém saber torna ele tolerável.
Porém, Jesus veio pra fazer uma limpeza, e nessa limpeza Ele conta conosco abrindo cada porta pra que o Espírito Santo através da Palavra comece a nos transformar.
Tem sujeira que você nem lembra mais, mas Ele sabe onde ela está e que nos ajudar a identificar cada área que precisamos de mudança para assim a cada dia estarmos mais e mais parecido com Ele.
O melhor de tudo é que Ele não vem pra acusar, Mas Ele vem pra restaurar e curar cada erro que se encontra em nós.
A atitude de abrir a porta e mostrar a sujeira é a humildade de reconhecer a supremacia de Cristo sobre as nossas vidas e que Ele pode nos transformar por completo. Pois Aquele que confessar os seus pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar!
“Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” (Tg‬ ‭1:21‬ ‭NVI‬‬)
Portanto, não deixe portas fechadas pra esconder um cômodo sujo. Seja sincero com o Senhor, se abra com Ele, mostre quem na verdade você é e onde precisa de ajuda. Além de Deus, Ele é Pai! Ele quer nos ajudar a venceremos cada área dessa e é somente com a ajuda dEle que vamos conseguir isso, mas antes é necessário sermos sinceros, confessarmos os nossos pecados a Ele, buscar sua Palavra e o resto é com Ele. Glória a Deus por isso!
Fiquem na Paz do Senhor!
 Por Mário Soares. 
Anúncios

Um pensamento sobre “Limpando a casa.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s